Por Nathalia Rodrigues
A música do Vale do Paraíba ganha um contraste diferente no hip hop que apresenta em suas características o rap e o graffiti, elementos que antes se destacavam apenas nas capitais. E que hoje conquistam um espaço na região e no público, influenciando cada vez mais o comportamento, o estilo e a arquitetura da região.
Com destaque no universo musical por meio de participações em festivais nacionais e internacionais, as batidas e letras de rappers como Marcelo D2, Emicida, Projota entre outros levaram várias pessoas a aderiam ao gosto musical e também aos estilos de cada cantor.
O rapper Enide que é natural de Guaratinguetá e hoje vive da música e da parceria com a marca Nobre Skateboards relata que o cenário do hip hop atual está bem evoluído varias aparições como o do Emicida no Rock in Rio, Lollapalooza, na novela, festivas internacionais, turnês internacionais do Criolo, contrato do projota com a Universal e o rap está sendo mais encarado como música mesmo hoje em dia. Ele que lançou recentemente o EP os Fatos não esgotam conta das dificuldades encontradas no começo da carreira.