Conheça a campanha Mantiqueira Viva

Tiaraju explica ainda que as árvores funcionam como filtro da água das chuvas. A água da chuva cai na copa das árvores e nutri a planta, chegando na raiz da árvore, ela é absorvida pelo solo e será filtrada em um longo percurso subterrâneo até encontrar uma nascente de rio. Por isso a água de uma mina é pura. 
Um estudo realizado pela Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo revela que a infiltração de água em solos com cobertura florestal é 40 vezes maior do que em solos descobertos. 
A presença de árvores também reduz o impacto causado pelas chuvas, evitando a erosão do solo e o assoreamento dos rios.
“As florestas que restaram na encosta vale paraibana da Serra da Mantiqueira é que garantem grande parte da água que o Rio de Janeiro e todo o Vale do Paraíba usam para abastecimento público, e indústrias” lembra o biólogo Tiaraju Fialho.Para esclarecer e promover a união dos moradores do Vale do Paraíba e interior de São Paulo a favor da serra, a campanha MANTIQUEIRA VIVA foi lançada dia 13 de março, com objetivo de informar a sociedade e arrecadar assinaturas em uma petição ao Governador Alckmin, pedindo a abertura de um processo para tombamento - ou seja, o reconhecimento da Mantiqueira como patrimônio natural e cultural coletivo que precisa ser protegido pelo Estado. O abaixo-assinado busca a proteção da Serra da Mantiqueira, área ameaçada pela expanção da mineração, pela especulação imobiliária e loteamentos irregulares, além de queimadas sem controle.