Filhas de Maria Auxiliadora estiveram presentes desde 1954 na FATEA

Conheça a Congregação que mantém a faculdade e o instituto de educação

Por Laura Galvão

O Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) faz parte a rede salesiana de Dom Bosco. Fundado em 1872, foi uma resposta ao desejo do sacerdote que já cuidava de jovens meninos, que houvesse um trabalho específico também com a juventude feminina da Itália. Maria Domingas Mazzarello já realizava um trabalho com jovens carentes, então, junto de Dom Bosco fundou o Instituto.

Segundo o site da congregação em Portugal, atualmente, o FMA é constituído por 81 Províncias Religiosas em cerca de 90 países, espalhadas nos cinco continentes, num total de 1511 comunidades locais. Já no Brasil, as Filhas de Maria Auxiliadora possuem nove inspetorias, compostas por paróquias, oratórios, obras sociais e escolas.

A primeira casa fundada no país, foi o Colégio Nossa Senhora do Carmo, em 1892, na cidade de Guaratinguetá. Mais tarde, em 1954, em parceria com os padres salesianos e à Faculdade de Letras de Lorena, hoje Unisal, as Filhas de Maria Auxiliadora fundaram a primeira faculdade particular do interior de São Paulo, aberta à comunidade.

Em 1968, as Faculdades Integradas Teresa D’Ávila rompeu a parceria com os padres salesianos e passou a ser coordenada e mantida apenas pela Entidade Mantenedora do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. Desde então, houve um período de quatro anos que a faculdade fez parceria com a União Camiliana, para tentar transformar-se em Centro Universitário. Mas, depois deste período, a mantença voltou às irmãs salesianas, as quais permanecem até hoje.

As Filhas de Maria Auxiliadora normalmente trabalham apenas com escolas de Ensino Infantil ao Médio. As Faculdades Integradas Teresa D’Ávila, no entanto, foi um desafio e uma missão proposta a elas, e elas aceitaram como continuação da missão deixada por Dom Bosco de cuidado com a juventude.

Além das Faculdades Integradas Teresa D’Ávila, também nos mesmos prédios funcionam o Instituto Santa Teresa, que fornece a educação básica.